Imagem: “Brincar de novo”, de Renato Bezerra de Mello. Foto Wilton Montenegro
O projeto de residência artística no Pop Center é anual e já contou com a participação dos artistas Mano Penalva, em 2017, e Renato Bezerra de Mello, em 2018.
Com Mano Penalva, o projeto ficou marcado por uma obra construída com 40 mil escovas de limpeza, recebidas através de doação e organizadas em forma piramidal por diversos colaboradores do projeto, além do artista e da equipe do Pop. Natural de Salvador, Mano também desenvolveu trabalhos que dialogavam com o universo dos objetos e da cultura popular vivenciada durante o período de residência. Na ação Lembrança Popular, por exemplo, o artista buscou a imagem clássica do Laçador, estampada em sacolas de ráfia, e a substituiu por figuras de lojistas do Pop Center.
Saiba mais sobre Mano e a edição de 2017 aqui.
Já em 2018, Renato Bezerra de Mello reeditou o trabalho Visionários, composto por centenas de monóculos que apresentam, nesta edição, imagens marcantes e simbólicas trazidas pelos próprios lojistas. O artista também conversou com cerca de 40 comerciantes e, a partir dos relatos ouvidos, propôs o trabalho “A gente é uma História”, com trechos dessas narrativas adesivados na passarela do centro comercial, a fim de valorizar o protagonismo dos lojistas e de suas respectivas histórias. Além destes dois trabalhos, também são apresentadas obras do acervo do artista dentro de lojas que não estão ocupadas. A ideia foi trazer ao Pop trabalhos que expressassem a diversidade de materiais com a qual Renato trabalha – escolha que remete também à própria diversidade de artigos e objetos do centro popular de compras.
Saiba mais sobre Renato e a edição de 2018 aqui.

Balneário Sul – obra piramidal composta por 40 mil escovas e construída em colaboração durante a residência do artista Mano Penalva no Pop Center, em 2017. Foto Pedro Heinrich

